Conceituação de Entreverdes

  • Sun Hsien Ming
Palavras-chave: entreverdes, intergreen, interstage, Atraso de grupo, Controlador, Semáforo

Resumo

Os controladores semafóricos baseados na estratégia de controle por estágio possuem uma séria limitação na programação de entreverdes nos casos em que há mais de um grupo semafórico com direito de passagem no mesmo estágio. Nesta situação, todos os grupos semafóricos com direito de passagem no estágio iniciam e terminam o verde de forma simultânea, não sendo possível programar uma defasagem entre o início ou entre o final de verde desses grupos. Isso dificulta sobremaneira a programação de interseções complexas.

A consequência direta do fato de grupos semafóricos com direito de passagem no mesmo estágio iniciarem e terminarem o verde de forma simultânea é que só vai existir um único entreverdes para cada grupo semafórico. Isso impede, por exemplo, a programação de entreverdes com durações diferentes para grupos semafóricos veiculares e grupos semafóricos de pedestres que têm direito de passagem no mesmo estágio.

Outra consequência é que o intervalo de tempo entre o final de verde de um grupo semafórico e o início de verde do(s) grupo(s) semafórico(s) conflitante(s) do próximo estágio (“intergreen”) será sempre coincidente com o intervalo de tempo entre o final de um estágio e o início do estágio subsequente (“interstage”). Daí vem a razão de haver apenas um termo em português, “entreverdes”, para designar esses dois períodos.

Um mecanismo existente em alguns modelos de controladores para contornar a mencionada dificuldade de programação é o atraso de grupo (“phase delay”). Entretanto, ao se programar um atraso de grupo, o conceito de entreverdes fica indefinido, pois não pode mais representar tanto o “intergreen” como o “interstage”.

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma lógica de programação de entreverdes sem a limitação usual dos controladores baseados na estratégia de controle por estágio. Essa solução deriva simplesmente da aplicação direta do conceito de entreverdes, definido como o período de tempo entre o fim do verde de um grupo semafórico e o início do verde de um grupo semafórico conflitante no próximo estágio.

Publicado
2019-10-10
Seção
Artigos