Respeito à travessia do pedestre na cidade de São Paulo: quantos e quem são os que a estão respeitando?

  • Lilian Rose Freire CET
Palavras-chave: respeito à travessia do pedestre, respeito por tipo de veículo, respeito do condutor por gênero, comportamento no trânsito, comportamento do condutor de veículos

Resumo

Este artigo apresenta parte de resultados de estudo, que teve por objeto o respeito de travessia de pedestres da Cidade de São Paulo, e cujo objetivo foi quantificar, por meio de porcentagem, o respeito em faixas de pedestres, tanto por tipo de veículo quanto por gênero. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a contagem realizada a partir de critérios adotados para que o “respeito” ou “desrespeito” fossem identificados. Com os resultados apresentados espera-se poder contribuir para o planejamento de ações de segurança e educação de trânsito que incidam na mudança de comportamento dos condutores quanto ao respeito à travessia do pedestre e no planejamento e implementação de ambientes mais seguros, além de contribuir para ampliação do conhecimento deste objeto.

Biografia do Autor

Lilian Rose Freire, CET

Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Gestora de Educação de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP)

Publicado
2021-04-07
Seção
Artigos