CET: do analógico ao digital, desenvolvimento da cultura organizacional

  • Revista UNICET CET
Palavras-chave: Cultura organizacional; OCAI; inovação e criatividade

Resumo

Tendo em vista que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo vem perdendo o
status de empresa referência na área de engenharia de transportes, acredita-se que haja necessidade
do desenvolvimento de uma nova cultura, que começa a se consolidar na empresa. Este trabalho
buscou identificar as características da cultura organizacional atualmente presente na Companhia com
base em sua história e também na percepção dos funcionários, aqui representados por uma amostra.
Pretendeu-se também medir as expectativas desses funcionários em termos de mudança cultural,
considerando suas perspectivas no momento atual e os seus desejos para o futuro. Para tanto, foi
realizada uma pesquisa interna usando a ferramenta Organizational Culture Assessment Instrument
(OCAI, ou Instrumento de Análise de Cultura Organizacional), desenvolvido por Robert Quinn e Kim
Cameron. Com base no resultado dessa pesquisa, pretendeu-se identificar se o desejo de mudança da
cultura organizacional está presente entre os funcionários e a partir do direcionamento deste anseio,
oferecer sugestões para que a empresa possa em algum momento futuro consolidar a desejada
mudança, usando recursos, criatividade e inovação. Os resultados esperados de tal implementação
deverão não só trazer satisfação aos funcionários, mas também incremento à governança corporativa,
ética e compliance, retorno financeiro positivo ao município, bem como melhor qualidade de vida aos
munícipes. E assim, possivelmente a CET irá retornar ao estado da arte na engenharia de trânsito.

Publicado
2022-10-31
Seção
Artigos