CET e as equipes de campo - comunicação como elemento de informação e integração
Resumo
Empresas atentas às melhores práticas de gestão de negócios e recursos humanos têm atuado em
melhorias contínuas dos canais de comunicação internos. Dependendo do tipo de negócio e da
estrutura organizacional verificam-se estratégias diferenciadas sendo aplicadas aos mais variados
objetivos, porém, sempre de forma alinhada à cultura, valores e missão das corporações.
Nesse contexto, o presente trabalho aborda a comunicação interna como elemento de informação e
integração dos empregados que compõem as equipes operacionais da CET - Companhia de
Engenharia de Tráfego, os quais executam atividades em campo.
A CET, empresa de economia mista que atua no âmbito da mobilidade urbana na cidade de São Paulo,
possui caraterísticas técnica e operacional bastante específicas e em cujo quadro de empregados tem
cerca de 40% alocados em atividades operacionais nas ruas da cidade.
Diante desse perfil, o grande desafio é fazer chegar “em campo” as diversas informações da empresa,
sejam elas referentes a procedimentos operacionais, alterações de estrutura organizacional, campanhas
de segurança, desempenho das atividades desenvolvidas em campo bem como questões ligadas a
saúde e bem-estar e, ao mesmo tempo, viabilizar um canal específico de comunicação desses
empregados com a empresa. Assim, este trabalho consiste na formulação de sugestões para a
estruturação de um plano de melhorias na comunicação voltada aos empregados operacionais, tendo
como premissas que as informações fluam em mão dupla, de maneira simples, transparente e sem
distorções, motivando e gerando um sentimento de pertencimento do empregado na empresa, bem
como reduzindo boatos, fortalecendo a reputação organizacional e agregando melhores resultados aos
negócios.