Micro Pesquisa Origem Destino - Micro OD Metodologia de estudo de tráfego em área

  • Revista UNICET CET
Palavras-chave: Semáforos inteligentes; Contagens; Dados de tráfego; Big Data; Simulação

Resumo

Trata-se de uma introdução a metodologia de estudos de tráfego com novas técnicas de avaliação e obtenção de dados de circulação de veículos e pessoas, além do utilizado rotineiramente pela CETSP, tais técnicas utilizam recursos de big data, análise de imagens e inteligência artificial. Também foram utilizados dados de aplicativos (app), de GPS, de radares fotográficos e imagens de vídeo do sistema Split Cycle and Offset Optimisation Technique - SCOOT.

O objetivo foi estabelecer um conjunto de parâmetros que  indiquem a convergência ou divergência de sistemas de semáforos com inteligência agregada, ou seja, em tempo real ou adaptativo, e com coordenação centralizada ou distribuída. A coordenação de redes de semáforos é tarefa difícil na cidade de são Paulo e pode ser desafiadora, pretende-se descrever premissas e parâmetros para estas análises.

As técnicas utilizadas rotineiramente pela Companhia são a obtenção de dados primários a partir de contagens simples e manuais de veículos, bicicletas e pessoas, e recentemente a obtenção dos dados de radares, de difícil obtenção devido à necessidade de garantia à privacidade e imagens de vídeo em desenvolvimento. Com estes dados podem-se alimentar modelos matemáticos computacionais de micro simulação na região de interesse. O modelo utilizado foi o VISSIM da PTV que opera basicamente com car fowling, onde a distância entre os carros é definida pela agressividade dos motoristas e seu comportamento, o fluxo é definido pelas contagens classificadas manuais ou automáticas realizadas pela CET.

Foram utilizados dados “recortados” de macro modelo em operação na CET como o EMME de 4 etapas, modelo de geração, atração, distribuição de viagens e alocação de fluxos à rede. A metodologia consistiu em levantar os dados da região de vários modos e posteriormente lançar os dados na micro rede, simulando com algumas das técnicas, Vissim, Balance e Epics.

Os dados apresentados foram produzidos pela CET conjuntamente com a USP/POLI/PTR em projeto do Banco Mundial, sobretudo o mapeamento do estado da arte e operacional da rede semafórica da cidade de são Paulo e as principais tecnologias utilizadas no mundo, e também foi produzida uma dissertação de mestrado e um trabalho de conclusão de curso TCC, ambos da Escola Politécnica, no Departamento de Transportes, considerados como referência, por terem realizado simulações com os dados de campo produzidos pela CET, e os resultados estão arrolados com avaliação da simulação dos sistemas de controle semafórico de tráfego adaptativos por meio de aplicativos da PTV como o Vissim, Epics e Balance.

Publicado
2023-07-17
Seção
Artigos