Tecnologia V2X. Análise da Viabilidade e Gestão da Mobilidade em São Paulo
Revista UNICET
CET
Palavras-chave:
Cidades Inteligentes; Veículos Autônomos; Segurança de trânsito; Redes Veiculares
Resumo
A persistência de acidentes e mortes no trânsito obrigam os poderes públicos a adotar técnicas inovadoras para minimizá-los. Diante dos dados de 2020 sobre esse tipo de mortalidade na cidade de São Paulo comparados às metas de resultados do Plano de Segurança Viária de não aceitação de mortes no trânsito (programa Visão Zero), conclui-se que ações são necessárias para que a tendência de redução ocorra em ritmo mais intenso. Tais ações implicam na adoção de tecnologias disruptivas como veículos elétricos, veículos autônomos, comunicação entre veículos V2X ou V2V, LIDAR, freios automáticos e sistemas anticolisão que podem evitar colisões e atropelamentos. Este artigo pretende introduzir o tema dos sistemas V2X de comunicação entre veículos e entre estes e as infraestruturas de tráfego, tomando como base os que já foram implantados em outros países, de modo a minimizar as ‘deseconomias’ causadas não só por acidentes, mas também por congestionamentos e poluição no contexto das cidades inteligentes.